9 de maio de 2009

COBRA CORAL FALSA E VERDADEIRA.

a cobra coral FALSA não é venenosa, é uma da cobras mais coloridas, come camundongos e aves. A cobra coral falsa é muito parecida com a cobra coral venenosa(verdadeira) que tem listras das mesmas cores mas em ordem diferente:



Falsa Coral:


Vermelho com preto, falsa e não venenosa.












Verdadeira Coral:


Vermelho com amarelo, verdadeira e venenosa.












Observação: Muitas pessoas comentam nesta postagem, umas concordando e outras discordando. Quero deixar claro que:
  1. Não sou bióloga, nem veterinária, para afirmar que o que está escrito sobre a Coral é falsa ou não.
  2. Tirei a informação de um livro, onde a informação é totalmente a que passei nesta postagem.
Tirei um pequeno scan da página do livro que fala sobre isso, Cliquem para poderem ler. E logo depois tem uma capa do livro, pois recebi e-mail de pessoas dizendo que eu tinha inventado isso.





Atualização:
Uma leitora (identidade preservada) nos enviou o seguinte e-mail, visto que esse é um post bem "famoso" e creio que talvez seja bom colocar tal informação abaixo:
Boa noite, 
estava passando por blogs e encontrei o de vocês, numa postagem feita em 2009 sobre as serpentes corais, gostaria de dizer que há um equívoco muito grande... até mesmo da editora O Globo, a qual foram retiradas as informações. (http://www.mypetbr.com/2009/05/cobra-coral-falsa-e-verdadeira.html)Sou graduanda (3º ano) de Ciências Biológicas e trabalho numa Unidade de Conservação em Campinas, é um fragmento de Mata Atlântica e temos as duas corais por lá. É uma dúvida muito frequente e muitos ainda acreditam que se possam diferenciá-las pelas cores, mas afirmo com toda certeza que COR NÃO É CRITÉRIO DE DIFERENCIAÇÃO, levando em conta que existem mais de 25 espécies do mesmo gênero (Micrurus sp.) e que variam muito as cores, tendo espécies somente pretas e brancas, por exemplo... Confiram: http://www.herpetofauna.com.br/SerpentesVenenosasBrasil.htm
Sendo assim, as maneiras para diferenciar uma da outra são:Verdadeira = PeçonhentaFalsa = Não peçonhenta Até aí sabemos, o que difere realmente são as quantidades de escamas na cabeça e o formato da mesma... geralmente coral-verdadeira tem a cabeça arredondada, enquanto a falsa tem uma "curvatura"... Isso serve para especialistas... E até mesmo quem conhece já morreu por se confundir.E o jeito mais certeiro de saber é vendo onde está localizado o dente que inocula o veneno, se os dentes estiverem na frente = coral-verdadeira (dentição Proteróglifa);Se estiverem atrás, porém atrofiados (sem veneno) = coral-falsa (dentição Opistóglifa).
Espero que ajude em alguma coisa e que as pessoas não se arrisquem, assim como não matem as serpentes ao deparar com elas.
A.A (Identidade Preservada)

185 comentários:

  1. me ajudo muito a muito tempo eu queria saber indentificar a falsa coral para caso eu a encontre um dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cobra coral falsa é aquela que a cor vermelha e logo em seguida a cor é preta. Enquanto a coral verdadeira a cor vermelha não se encontra com a cor preta.
      OK.

      Excluir
    2. quando a cobra coral é falsa a cor vermelha e perto da preta e a venenosa a cor vermelha fica perdo da cor amarela

      Excluir
    3. ezato,o vermelho e o amarelo,algumas vezes branco estao juntos na venenosa,enquanto a falsa é sempre vermelho ligado ao preto,é simples.

      Excluir
    4. nada ver e tudo mentira isso coral tem 20 tipo de cor so da pra saber ser aperta o pescoso dela a verdadeira tem um dente bem na ponta da poda como ser fosser ansol a outra e no fundo da boa e tem a ultima quer nao e verdadeira nao tem presas e normal os dente como outras cobras

      Excluir
    5. quem quiser saber mais sobre isso manda convite no meu facee jose100eletronica2010@hotmail.com

      Excluir
    6. a cobra cora falsa tem uma faixa branca em baixo dela, já a verdadeira não.
      vlw

      Excluir
    7. Ricardo de Amparo-SP22 de março de 2014 08:40

      A respeito desta identificação da Cobra Coral ser ou não ser venenosa a disposição das cores em seu corpo funciona na maioria das vezes. Porém todo cuidado é pouco quando se trata desta cobra. Tenho um primo muito próximo que foi casado com a filha do Dr. Dino Chacon de Freitas que foi diretor do Instituto Butantã aqui de São Paulo que morreu tragicamente ao confundir uma pequena Coral encontrada em sua casa na praia em Itanhaém capturou com as mãos sem proteção e após enumeras brincadeiras com seus familiares e netas ao ser apenas arranhado por ela em um dedo das mãos percebeu que era venenosa. Como o resgate era difícil naquela época mesmo tendo sido acionado helicóptero da Policia em Santos chegou morto em São Paulo 2 ou 3 horas depois. No trajeto, como era exímio conhecedor Cobras, foi descrevendo para meu primo tudo o que ira acontecer. Depois deste episódio, por ser proprietário rural, sempre tomo muito cuidado as Corais e para melhor memorização na identificação das venenosas temos um verso popular que nos ajuda muito nesta tarefa : " VERMELHO COM PRETO LIGADO PODE FICAR SOSSEGADO...VERMELHO COM AMARELO PERTO FIQUE ESPERTO"

      Excluir
  2. gostei muito desse my pet brasil aprendi bastante sobre a cobra coral verdadeira e falsa

    ResponderExcluir
  3. são pequenos detalhes mas que ajudam muito!

    ResponderExcluir
  4. já é sabido que esse tipo de diferenciação não é eficaz. a real diferença entre a coral verdadeira e a falsa estã no abdomen... a coral falsa tem o abdomen branco. ou seja, so quem tem muito conhecimento consegue identificar se a coral é verdadeira ou falsa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpe discordar de voçe!!! mas, esta informaçao nao e so eficaz como verdadeira tbm!!!!todos os documentarios conceituados que ja assisti,dao esta valiosa informaçao , e eles a comprovam, pegando com as maos a falsa coral.

      Excluir
    2. Isto não é verdade.

      Excluir
    3. a barriga branca algumas espécies tem,porém nao todas,agora as cores vermelho com preto falsa e vermelho com branco venenosa é eficaz simmmmm e bem simples nao precisa nem ser um pesquisador de ofídios para diferenciar,muito simples.

      Excluir
    4. então, de acordo com esta classificação, a micrurus frontalis é uma falsa coral,o que é um absurdo, a micrurus ibiboboca também, outro absurdo. E quanto aquelas corais que nem apresentam estas cores?. Logo, o amigo anônimo ali está correto, esta informação não é eficaz, mas quem quiser acreditar, vai em frente, pegue uma destas cobras e coloque no pescoço, como um colar.
      http://www.ib.usp.br/~crinog/pages/Micrurus%20frontalis%20ATAQ%20CN%2067%20site_JPG.htm e http://www.ib.usp.br/~crinog/pages/Micrurus%20ibiboboca%20EEUU%20site_JPG.htm

      Excluir
  5. muito obrigado por mais uma informação, mas essa informação das cores funcionam sim!

    ResponderExcluir
  6. obrigado pela informação. Hoje mesmo me trouxeram uma coral verdadeira e só consegui identificar aqui no site. Vou soltá-la amanhã na mata.

    abs. Júlio

    ResponderExcluir
  7. muito bom saber que a informação foi útil! muito obrigada por todos os comentários!

    ResponderExcluir
  8. olá...nem sempre funcionam as informações das cores...é sempre melhor olhar atentamente p os olhos das serpentes...pois olhos grandes serpente não peçonhenta...e olhos pequenos tome cuidado, peçonhenta e um dos venenos mais fortes para os seres humanos...

    ResponderExcluir
  9. Vc precisa rever este detalhe super importante: esse tipo de comparação (cores dos anéis) entre as corais falsa e verdadeira é balela e mais do que comprovado que é mentira. O que indica com precisão a Falsa da Verdadeira é a DENTIÇÃO. Das Verdadeiras são proteróglifa (dente inoculador da peçonha na frente) e nas Falsas são Opistóglifas (dente bem no fundo da boca, praticamente incapaz de inocular a presa).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. da próxima vez q encontrar uma vou abrir a boca dela pra checar então...

      Excluir
    2. balela nao,a dentiçao tanbém,mas as cores é fato que é verdadeiro e comprovado para diferenciar as venenosas das nao venenosas,além do mais bem simples,pois se vc for pegar a cobra pra observar a dentiçao para diferencia-las aí sim poderá ser bem mais complicado.

      Excluir
    3. o que manda na verdade entre coral verdadeira é falsa coral é a dentição Das Verdadeiras são proteróglifa e da falsa coral são Opistóglifas

      Isso eu sei que a cor não manda em nada eu sou cursado em manejo e pesquisa com serpentes e pessoas não preparadas não devem tenta pega o animal

      Excluir
    4. como dizia minha sábia vozinha cobra coral se picar, ou mata ou aleija então se vir fuja loko

      Excluir
  10. boa noite. gostaria de saber como faço para comprar uma cobra coral falsa .agradeço se souber e o site esta Ôtimo para tirar as duvidas dessas cores q confundem muito valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simples: NÂO PODE, PORQUE É PROIBIDO. Venda de animais silvestres é crime ambiental.

      Excluir
  11. realmente não sei como comprar uma cobra coral falsa, mas tente se informar em lojas especializadas em animais silvestres. Agradeço por gostar das informações do site!

    ResponderExcluir
  12. EU CRIO PAVÃO E JABOTI. QUANDO QUISEREM INFORMAÕES MEU E-MAIL É madmaria10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. eu SEMPRE quiz ima coral falsa, mas o ruim é que meu pai não deixa comprar :( .

    ResponderExcluir
  14. oi, meu nome é lena, fui acampar e quando estava na frente da minha barraca uma cobra coral passou a menos de meio metro de mim queria saber se ela é verdadeira tenho uma foto da cobra e seu maufeitor.
    didica.couto@gmail.com / didica.couto@hotmail.com
    pode procurar no orkut

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo informação dos entendidos acima, voçe deveria ter aberto a boca da cobra e verificado seus dentes. kkkk

      Excluir
  15. eu vi duas dessas em casa e fiquei morrendo de medo e é da verdadeira e uma da falça

    ResponderExcluir
  16. o problema é que na hora do medo, a vitima nao consegue identificar; mas a difrença está tambem na cabeça das serpentes: a coral falsa tem a cabeça quadrada nas laterais e a coral verdadeira é arredondada.
    Espero que eu tenha os ajudados.Claudia PM

    ResponderExcluir
  17. Sempre tive duvida quanto identificar a cobral coral verdadeira da falsa,gostei e aprendi neste site.
    Parabens.

    ResponderExcluir
  18. as cobras corais são belicimas mas são muito perigosa e traisueira poriso devemos tomar muito cuidado quando cruzar com uma tanto falsa como verdadeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como tu escreves errado cara! Antes de aprender diferenciar cobras, vais aprender a Língua Portuguesa. Burro!!!

      Excluir
    2. Concordo com o parceiro aí de cima!

      Excluir
    3. Quem é o burro? Vocês sabem a idade do fernando,a escola que foi oferecida à ele,pelo sistema brasileiro de ensino(sem descriminar o fernando).A opinião e a mensagem dele foi transmitida;Iisso é o quê importa!

      Excluir
  19. a cobra coral e uma das mas belas cobras por suas cores mas não podemos subistimalas tanta a verdadeira como a falsa hoje eu matei uma tentando entrar em minha casa mas não sabia se era verdadeira ou falsa mas com a ajuda deste site eu descobri que ela era uma coral falsa agradeso pelas informações eu fico felis de ter sites como este para que possamos aprender.parabens.22 de outubro de 2009 02:09

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vermelho ligado ao preto falsa,vermelho ligado ao branco ou amarelo venenosa só nao distingue quem nao quer mesmo.

      Excluir
    2. na hora do medo eu quero la saber quem e falça quem e verdadeira eu quero e correr pra bem longe dela

      Excluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. gostei muito de saber com indentificar uma coral falsa da verdadeira sempre tive duvidas mas agora ta tudo claro. obrigado

    ResponderExcluir
  22. É complicado esse negócio das cores.No Animal Planet,Discovery e National Geografic sempre falam do ditado americano "amarelo com vermelho cuidado e vermelho com preto é falsa".Agora achei interessante o comentario da dentição e dos anéis dando a volta no corpo todo.Sábado mesmo tirei uma que tava com corpo na boca do gato.Acho que se fosse verdadeira ele tinha rodado.Dexei ela ir embora.Acalda dela não afinava de uma vez como a maioria das cobras venenosas!

    ResponderExcluir
  23. ai vlw pela informaçao.. sou militar e vi q hj poderia me ferrar pq deparei com dua corais numa planta q tive q carregar no qtl..
    agora vi q elas eram verdadeiras...

    ResponderExcluir
  24. morria de medo de cobra,um dia tive coragem de segurar uma sucuri,obtive varias informações a maioria das cobras é inofensiva aos homens,há vários mitos,as cobras não perseguem as vítimas,qndo fogem de alguém,vão as vezes na mesma direção porque enxergam muito mal,elas não ficam de tocaia para se "vingar" de alguém que a machucou.as venenosas usam o veneno principalmente para capturar e digerir o alimento,é utilizado para defesa apenas em último caso.elas possuem venenos aenas em glândulas localizada na cabeça,a última escama na cauda da surucucu-pico-de-jaca não é um ferrão venenoso como dizem.O certo é ficar longe delas!!!! kkkk(pra quem tem medo)

    ResponderExcluir
  25. Eu queriia sabe como identificar ela.. Obriigado pela a ajuda

    ResponderExcluir
  26. Olá.
    No Livro fundamentos da Biologia Modena, dos autores Amabis e Martho,há fotos da cobra coral falsa e da verdadeira, porém as imagens mostram ao contrário do que diz nesse site.
    Acredito que o livro estaja errado, pois já pesquisei em outras fontes que afirmam o mesmo que vocês, mas como não tenho certeza, vou continuar nessa dúvida cruel.
    rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jovem, o livro não está errado, esta forma de identificar se uma coral é verdadeira ou falsa pelas suas cores é que está errada. Sempre que ver uma foto de uma coral, procure pelo nome científico. Se neste nome estiver a palavra micrurus, então a cobra é peçonhenta, caso contrário, não. De qualquer forma, jamais tente pegar uma cobra destas se vocé não estiver com alguém capacitado e que tenha certeza do que está fazendo.

      Excluir
  27. Fernandinho, além de matar a pobre cobra coral você também assassinou a língua portuguesa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADO AO SITE, APRENDI BASTANTE, MESMO COM ALGUNS ERROS DE PORTUGUÊS POIS O QUE EU QUERO MESMO É SABER SOBRE O ASSUNTO, SE EU QUISER SABER ALEM DO QUE EU SEI SOBRE PORTUGUÊS, VOU ESTUDAR PARA ISSO.
      OBRIGADO!

      Excluir
  28. olá eu amo esse blog
    e quero saber mais sobre animais
    pk eu crio gato peixe e pato em casa já néh cadeia alimentar!!!!

    ResponderExcluir
  29. essa coral e uma espesse muita perigosa

    ResponderExcluir
  30. Ola. Bom dia. Ontem nos deparamos com uma coral em nosso quital, não deu pra distinguir se seria falsa ou verdadeira, são muito parecidas. Temos três crianças pequenas e o jeito foi matá-la. Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vermelho com preto falsa,vermelho com amarelo ou branco venenosa,muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito simples.

      Excluir
  31. Roberta Stutz Lopes13 de janeiro de 2010 14:28

    Oi , fiquei bem assustada ao constatar que a pequena cobra linda que encontramos numa incrível cachoeira que poucos conhecem em Nova Friburgo era uma coral verdadeira...

    ResponderExcluir
  32. nossa esse esclarecimento de cobra coral apesar de pequeno esclarecedor,meu vizinho matou uma tbm e pelo esclarecimento deste site conseguimos constatar que ela é verdadeira!!!! agradecemos o trabalho de todos obrigada.

    ResponderExcluir
  33. ola,gostei ,tirei minhas duvidas, mas como com cobra ñ se brinca, hj encontrei uma, e infeslimente tive que mata-la, pois ela estava proximo a algumas crianças, o imtereçante é que ela tinha somente faixas vermelhas e pretas, muito poucas manchas amareladas entre as faixas pretas, e mais eu a medi, e ela tinha 97cm, grande, nunca havia visto coral desse tamanho.

    ResponderExcluir
  34. Olá! Achamos um filhote de cobra dentro da casa da minha mãe. Ela tem o corpo branco com aneis pretos, além de um anel vermelho largo no pescoço e duas listas vermelhas ao longo do corpo (uma de cada lado. a barriga é branca. É venenosa? Podes identificar a cobra?

    ResponderExcluir
  35. Infelizmente não. Infelizmente não sou boa em identificar cobras, não é bem minha especialidade, existem tantas espécies...
    Desculpe.

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  37. Aviso: Os comentários "indevidos" sobre essa postagens serão excluídos!

    ResponderExcluir
  38. Valeu ai pelo esclarecimento sobre as cobras coral.

    ResponderExcluir
  39. encontramos uma cobra 3coral vermelha com listras pretas e brabca por baixo será que ela é falsa não soubemos infelismente distinguir.

    ResponderExcluir
  40. Um Técnico do instituto Butantã confirmou o que disse a Juliana ...
    "O que indica com precisão a Falsa da Verdadeira é a DENTIÇÃO. Das Verdadeiras são proteróglifa (dente inoculador da peçonha na frente) e nas Falsas são Opistóglifas (dente bem no fundo da boca, praticamente incapaz de inocular a presa)."
    A única cobra pesonhenta do Brasil que não se aplica as observações de cabeça triangular, calda terminando repentinamente como se estivesse sido cortada, iris dos olhos iguais as do gato (um risco vertical), ou a fosseta loreal (um sensor térmico das cobras pesonhentas que se parece com uma escama redonda entre o focinho e os olhos de ambos os lados).
    Amigos estas observações obtive de um livro do Instituto Butantã.
    Acreditem, tenho uma coral que que tem a coloração semenhante a primeira foto do blog, porém existe um detalhe: a faixa de cor preta e separada por uma faixa branca e dentro dessa faixa existe ainda um risco fino e preto. Então não confiem nas cores.

    desertengle@ig.com.br

    ResponderExcluir
  41. Sou biologo e digo a todos que pelo amor de deus nao façam essa regra das cores , para todas cobras procurem identificar pela escamas , pelo rabo e pela fosseta loreal entre os olhos !!!! Isso é pra quem entende ou ja estudo serpentes ou pelo menos ja viu e reparou nesses detalhes , para quem nao entende procurem ajuda de alguem que conheça ou estude sobre serpentes , nao arrisque seu tempo e dos outros sendo picado. Abraços a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. regra das cores serve somente para as corais,pois as questoes de esquemas ou fosseta loreal elas nao tem sendo iguais as nao pessonhentas,a única coisa que iguala no caso seria a dentiçao,mas é muito mais simples analizar as cores nesse caso.

      Excluir
    2. corrigindo escamas e nao esquemas rsrsrs.

      Excluir
  42. Por favor não abuse de erros gramaticais, pois mostam que não dominam bem a escrita e o nome de Deus, escreve-se com a primeira letra maiúscula.
    Desculpem estudem mais a gramatica.

    ResponderExcluir
  43. se não sabe escrever não corrija o outro, concordo que Deus começa com letra maiúscula, mas não se escreve mostam como foi escrito na frase anterior e sim mostram, porem antes de corrigir alguém preste atenção

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  45. por favor seres humanos inteligentes......não matem verdadeira nem falsa por favor,estas cobras mesmo sendo peçonhentas são inofensivas,tentem captura-las e a levarem para longe,digo mesmo que seja do outro lado da rua,hoje em dia pessoas concientes não matam nada,moro em chacara e tenho convivio diario com animais silvestres,ja criei corais,falsas e verdadeiras,cascavéis,até urutu cruzeiro que muitos dizem que perseguem o homem,tudo lenda,a regra das cores nem sempre é o correto mas quem conhece sabe muito bem diferencia-las por este metodo,mas lembrem-se todo cuidado é pouco assim como para nós os animais tambem,sejam concientes e antes de mais nada estudem

    ResponderExcluir
  46. pream de dsecitur vmoas flar srobe cbora !!!!

    ResponderExcluir
  47. sei que nao é correto matar nem a verdadeira nem a falsa,na verdade eu só estou aqui escrevendo isso porque tive curiosidade, pois acabei de matar uma que estava aqui na varanda da minha casa, e como meu filho de 3 anos estava perto eu corrir para mata-la,medo dela picar meu moleque.pois nessa hora meu instinto de pai falou mais alto.agora arrependido e nao ao mesmo tempo,vim ver se ela era falsa ou verdadeira.

    ResponderExcluir
  48. Jurandir Leonardo da Silva7 de novembro de 2010 09:03

    Deparei-me com uma coral de mais ou menos 1 metro de comprimento,certo dia quando estava a trabalho e saindo de um clube. Por curiosidade parei o carro e desci, queria saber se era verdadeira o falsa. Como eu saberia? Um dia vi uma matéria na Record, no Selvagem ao Extremo, o Richard, biólogo, explicou que para diferenciar a coral falsa da verdadeira é muito simples: Observar a barriga da cobra; se for branca, é uma falsa coral; caso não seja, afaste-se, você está frente a frente com a coral verdadeira. Então peguei uma vara próximo a uma cerca para tentar virar a cobra, ela logo armou o bote, não consegui ver, mesmo fazendo duas ou três tentativas. Então ela veio para cima de mim, era muito rápida, corri e entrei no carro.

    ResponderExcluir
  49. Caramba eu matei uma esses dias que apareceu na porta da minha casa. Era uma falsa coral, percebi somente depois de morta. Poderia ter levado para longe, acredito que me assustei um pouco. Alguém sabe os motivos para que elas apareçam? Como prevenir dessas aparições?

    ResponderExcluir
  50. Oi, não se sabe ao certo porque elas aparecem, nem há uma prevenção. Varia muito do local. É como baratas, em algumas casas aparecem, em outras não!
    Espero ter ajudado e pena que você matou-a, mesmo assim é legal ver que você tomou consciência, e que em uma próxima vez vai tentar conservar o animal! :i

    ResponderExcluir
  51. ai, que bom que encontrei vc aqui, ontem a noite achei uma coral aqui na minha chacara e nao sabia se era verdadeira ou falsa, matei pelo desespero, mas agora descobri q era a falsa, graças a Deus! se soubesse teria deixado ela ir embora.... tadinha dela. bye

    ResponderExcluir
  52. Pessoal,
    Na verdade isso sobre aneis que rodeiam o corpo e barriga branca não existe. Fiz uma curso de manejo de serpentes na FUNED - BH, e eles me informaram que existem vários padrões de verdadeiras e falsas. É mais seguro se orientar pelos olhos e pelo pescoço da cobra. A Verdadeira tem o pescoço grosso do tamanho do corpo e os olhos pequenos (pois é uma animal que vive entocado.) Já a falsa tem os olhos grandes e o pescoço fino.

    XOXO

    ResponderExcluir
  53. :a O único modo de descobrir se uma coral é verdadeira ou falsa é realmente pela dentição. A verdadeira têm os dentes na frente o que possibilita a inoculação do veneno. Já a falsa não. Comparar a verdadeira da falsa por cores, é ridículo já que as corais também podem ser de cores amarelas e brancas. O fato é que a forma de desvendar é abrindo a boca dela, e só mesmo pessoas habilitadas para tais atitudes. Pode ser muito arriscado para os demais já que o veneno da mesma pode levar uma pessoa a óbito em até 30 min. O melhor mesmo é previnir.
    Se alguém continuar em dúvida podem consutar a revista GEO(Caçadores de Cobras) ou Ciência Hoje que são especializadas em artigos que absolutamente são verdadeiros. Espero ter ajudado... Graduanda em Ciências Biológicas

    ResponderExcluir
  54. ah, se é para dar a informação errada , nem deveria ter escrevido ): Só fiquei com mais dúvidas .

    ResponderExcluir
  55. Meus filhos, entendo que seja duvidoso identificar uma coral pelo padrão de cores, mas convenhamos, NINGUEEEM vai abrir a boca de uma coral para ver se é verdadeira ou falsa. O modo certo é reunir as informaçoes, padrões dos aneis, fosseta loreal entre os olhos, rabo terminado repentinamente, e etc. Mas todavia, fiquem longe e não matem, lembrem-se de que não esta apenas retirando a vida de uma animal, eu tambem não ligo pra esse aspecto, a questão é que estão modificando a cadeia alimentar, pode parecer exagero mas caso cada um de nós matarmos uma coral quado vermos quem vai exercer o papel dela no meio ambiente?

    ResponderExcluir
  56. eu matei 62 corais ja....40 verdadeiras e 22 falsas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns por ser um ser retardado, espero que tenha uma morte sofrida!!!

      Excluir
  57. eu odeio essas cobrinhas .....eu vejo uma corro atras e matoooo msm,......alem do mais as pestes tem a cor do flamengo....ae q eu mato msm...

    by JR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. idiotaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

      Excluir
  58. Ontem dia 02/02/2011 na minha casa apareceu uma coral verdadeira, foi a primeira vez que uma cobra aparece na minha casa. Isso e possível acontecer novamente?Pq esses animais estão aparecendo cada vez mais nas cidades?

    ResponderExcluir
  59. Bacana a iniciativa de informar sobre as Corais, porém, para leigos o melhor é se manter distante. Ambras têm veneno, porém a "verdadeira" possui peçonhas para inoculá-lo e é claro, o veneno é mortal. Sobre as outras características, há contradições, inclusive segue trecho que acabei de ler em um site e achei interessante compartilhar:
    "As principais características dessas serpentes não peçonhentas são:
    - Cabeça redonda.
    - Cores vivas.
    - Olhos com pupila redonda.
    - Escamas lisas e brilhantes.
    - Não possuem fosseta loreal.
    Porém, essas características, apesar de válidas, também podem aparecer em algumas serpentes peçonhentas, o que torna difícil a um leigo a distinção precisa entre serpentes peçonhentas e não-peçonhentas. Um bom exemplo disso é a cobra coral verdadeiro. Essa espécie tem a cabeça redonda, escamas lisas e brilhantes, seus olhos têm pupilas redondas e ela não possui fosseta loreal. Apesar de todas as características de uma serpente não-peçonhenta, a coral verdadeira é peçonhenta e seu veneno pode ser mortal."

    ResponderExcluir
  60. encontramos 2 cobras corais, uma a 15 dias dentro de um balde, quando meu esposo foi lavar o carro, tirou a luva de dentro do balde, ela pulou, no desespero matamos.a outra encontramos ontem,ao lado da pia, observando tudo com os olhos brilhando, pensei em ligar no centro de zoonozes, mas nao sabíamos como manejar a cobra, fiquei com muito medo, e bati a enxada nela.Eram falsas.

    ResponderExcluir
  61. tenho duas cobras que peguei em um condomínio da Barra.Uma é uma cobra d'agua e a outra não sei que tipo de cobra que é.
    Ela mede uns 10 cm,por cima é da cor de cobre a parte de baixo é branca.gostaria de saber que tipo de cobra e se tem veneno ?
    meu imail : manoelgomesmaciel@hotmail.com
    gostaria que me respondem-se.
    obrigado

    ResponderExcluir
  62. Oi gente .
    Este site e as fotos da coral esta correcto pois vivendo aqui nos E.U.A por 40 anos a ídeia e a mesma deste site . Aqui agente diz assim sobre as aparências : Red on yellow kill a fellow . Traduzindo se diz: vermelho com amarelo mata um companheiro .
    Red on black , friend of Jack . Traduzindo se diz: Vermelho com preto e amiga do Jack . Quer dizer que vermelho com amarelo e super venenosa e vermelho com preto e a falsa . Porem em um outro livro em português que vi e li esta diferente pois diz que o vermelho com preto e a venenosa . Quem entende ne gente ?
    O negocio e ficar longe delas . No meu caso, -- sinto muito porque tem gente que adora cobras mas eu as mato logo que cruzam o meu caminho pois quando era militar levei bote de cobras venenosas 2 vezes mas nao alcansaram picar-me gracas a Deus . E.U.A

    ResponderExcluir
  63. Oi gente .
    No outro dia eu esqueci de fazer um comentário que aconteceu aqui num mercado onde faço minhas compras . Eu nao vi isto acontecer mas soube por comentarios de outros . Um casal estava fazendo compras e a esposa estava escolhendo um molhinho de umas folhinhas verdes e levou uma mordida de algum bicho . A mulher começou a sentir mal e foi para o carro esperar o esposo terminar as compras . Passados 20 minutos ele foi para o carro e encontrou a esposa morta . Veio a ambulância , policia , os caras que investigam os mortos e vendo o tipo de ferida no dedo da mulher foram mexer nos molhos das plantas e encontraram um filhote pequeno de cobra coral no meio das plantas
    Coitada da mulher gente, perdeu a vida por causa de uma estúpida cobrinha coral e ainda existem muitos que pedem para nao matar as coitadinhas . GIVE ME A BREAK .

    ResponderExcluir
  64. Mais traiçoeiro que a cobra coral é o português do pessoal que anda postando aqui... santas tartarugas!!!! hehehe

    ResponderExcluir
  65. Apague essa postagem. Está ERRADA! Muito errada! Alguém pode acabar se matando por ler isso. Essa identificação através da coloração dos anéis e sua disposição, é válida para os EUA! Lá, se diferencia serpentes do gênero Lampropeltis (falsas) das Micrurus tener e Micrurus fulvius (verdadeiras)!!! Aqui no Brasil, NÃO! Coloque aí no google: Micrurus altirostris. Essa coral É VERDADEIRA, e veja a disposição dos anéis!!! Apague o post!!

    ResponderExcluir
  66. maneiro jà apareceu sete dessa aqui em casa vivinha e nao pode mais entrar

    ResponderExcluir
  67. a propósito, essa identicação através de anéis não é válida, acho que vcs devem pesquisar mais e rever esse post além de adicionar informações mais técnicas para evitar qualquer constrangimento e acidentes

    ResponderExcluir
  68. acho que devemos exterminar todas essas cobras que aparecem por aí fora do seu habitah, assim nãorremos o risco de confundi-las.

    ResponderExcluir
  69. Exterminar a cobra não seria a solução, a culpa é dos humanos em geral que pensa que pode tudo e sai desmatando. Logicamente que diminuindo o espaço de moradia dos animais, eles vão invadir a área urbana. Então não reclamem por isso, a culpa é "nossa". Enfim, so queria resaltar que essa cobra é super venenosa e mata em poucos minutos. Em muitos lugares não tem soro Antielapídido (contra cobra-coral) pelo fato de ter poucos incidentes. Era so isso pessoal, abraços :D

    Rafa

    ResponderExcluir
  70. Simples gente!

    Flamengo = Vida
    Sport = Morte

    ResponderExcluir
  71. Olá gostaria de dizer que achei bom os exemplares das fotos... mas nem sempre se é confiável,identificar,entre falsa e verdadeira apenas pelas cores,já que mecho com estes animais já a algum tempo..mais certo seria olhar pelos seus olhos já que as verdadeiras possuem olhos diminutos e pretos,enquanto as falsas,tem olhos maiores e avermelhados...mas na duvida,nunca manuseie um animal deste..

    ResponderExcluir
  72. Vi um monte de bobagem escrita a respite de corals. Diferenca baseada nas listras, no abdomen, enfim...bobagem!
    Para diferenciar corals verdadeiras das falsas, somente conhecendo todos os padroes entre elas, pois existem inclusive, corals verdadeiras que sequer se parecem com corais, ou seja, sao pretas com pequenas listras brancas, sem tons de vermelho...
    Nao se iludam com bobagem. Corais devem sempre ser consideradas perigosas, pois sue veneno e muito potente para se correr riscos desnecessarios, por pessoas que pensam que entendem do assunto.

    ResponderExcluir
  73. Acabei de achar uma na cozinha de casa, ainda bem que é a falsa.

    ResponderExcluir
  74. Falsa coral: Aneis coloridos em volta do corpo todo.
    Coral verdadeira: aneis somente em cima
    Falsa coral: olhos grandes.
    Verdadeira: Olhos pequenos.
    Falsa coral: Cauda afina progressivamente
    Coral verdadeira: Afina abruptamente
    ;) foi o q aprendi na aula pratica
    Estudante de Biologia

    ResponderExcluir
  75. A coral ñ tm fosseta loreal,porem,peçonhentas ou ñ,so pode ser confirmada por um leigo,abrindo-se a boca,o correto e respeita-las tdas as especies como venenosas.Qnto a cauda,pode reconhecer se e macho ou femea,ex:cauda fina e longa (femea)fina curta (macho),tambem existe cobra coral venenosa,cor marrom lisa,mais comum na Amazonia.Outra curiosidade,alem das Jiboias;Mussuranas as corais se alimentam de outras cobras venenosas.

    Interessante seria sempre a apreensão e encaminhamento ao Instituto Butantan."www.butantan.gov.br"

    ResponderExcluir
  76. As informações presentes no blog são equivocadas! Favor acessar o linq: http://www.unisinos.br/_diversos/laboratorios/embriologia/_arquivos/curiosidades-serpentes.pdf

    Aì os amigos terão informação precisas sobre como reconecer se uma serpente é venosa ou não! Abraços!

    Rodrigo!
    Biólogo

    ResponderExcluir
  77. Apareceu uma dessas aquii em casa na sala(filhote)
    Mas pela ordem das cores é a falsa!rs graças a Deus!Obrigado pela informação.

    ResponderExcluir
  78. Oi meu sonho era um dia pegar uma cobra na mão,ñ tive coragem quando a vi bem de perto pq pensei q era venenosa,mas agora vendo q ñ era me arrependi,mas ñ fiz nenhum mau a ela ,peguei e a soltei no mato,pq nenhum ser vivo merece morrer,ainda passei a noite com ela na minha casa,muito linda!!!!

    ResponderExcluir
  79. alguns sites dizem q a diferença da falsa é q ela tem o ventre branco,enquanto a verdadeira ñ tem o ventre diferente,os anéis rodeiam o corpo.

    ResponderExcluir
  80. Oi não sei se esse post ta funcionando ainda ou se alguém ainda le quero pedir para quem fez o post que corrija é um engano isso depende da região
    onde moro tem a Micrurus corallinus e olhem bem ela é verdadeira diferente do que diz no post Vermelho com preto, falsa e não venenosa OK ajuda de quem trabalha na área galera.
    Vi outro absurdo nos post que diz que coral verdadeira tem barriga branca é bem pelo contrario as falsas tem a barriga branca

    ResponderExcluir
  81. Seus bando de burros já vi que vcs gostam de cobra mesmo, quer saber se a coral é verdadeira? Deixa ela picar vcs logo vcs descobrirão se é verdadeira ou não...

    ResponderExcluir
  82. na minha casa tem um cachorro e ele matou uma cobra coral com os dentes ele corre o risco de enjerir o veneno????:m

    ResponderExcluir
  83. :b
    eu encontrei uma

    a que eu vi era
    vermelho,preto ,nao sei se e branco ou aarelo
    Leia mais>> My Pet Brasil | Um grande blog brasileiro sobre animais: COBRA CORAL FALSA E VERDADEIRA. http://mypetbr.blogspot.com/2009/05/cobra-coral-falsa-e-verdadeira.html#ixzz1beYgwYql

    :a :b :c :d :e :f :g :h :i :j :k :l :m :n :o :p :q :r :s :t

    ResponderExcluir
  84. gostei muito do site me ensinou a diferenciar as cobras e a facilitar o meu estudo assim podendo aprender mais !!! obrigaddo

    ResponderExcluir
  85. assinado thais 2011 s2

    ResponderExcluir
  86. como eh que alguem escreve tanta coisa sem saber realmente o que esta dizendo ... como biologo e pesquisador de serpentes do brasil a mais de 20 anos eu digo: NAO ENTREM NESSA DE ANEIS, CORES FORMATO DA CABEÇA, CALDA CONTINUIDADE DE ANEIS NA BARRIGA, FOSSETA LOREAl (ORIFICIO ENTRE FOCINHO E OLHOS) CABEÇA CHATA, PESCOÇO MAIS FINO ETC E ETC. boa parte destas coisas procede, mas so um tecnico habilitados e muito experiente pode realmente ver essas diferenças de modo eficas e seguro. acredito que ninguem aki esta falando isso ou aquilo pra prejudicar quem quer qu seja, mas que eh irresponsabilidade afirmar tais coisas eh! creiam nisto; as duas corais sao extremamente iguais, chegando a ser identicas, sendo a dentiçao a forma mais segura de identifica-las e diferencia-las. portanto ao encontrar corais deixem-nas seguir seu caminho e elas nao vao te importunar ou atacar, pois como a maioria das serpentes elas nao agem apenas reagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo, amigo... sendo assim, já que não existe uma forma eficaz de fazer essa diferenciação sem ter anos e anos de experiência com ofídios, a melhor opção mesmo seria matar o animal assim que encontrarmos com ele, considerando que ele aparecesse em ambiente urbano? Afinal, para que um leigo iria se arriscar deixando a cobra viva ou manipulando ela para levá-la até um ambiente adequado ou a um especialista? Porque sejamos francos, nem toda cidade tem um especialista em ofídios e não creio que um se deslocaria da cidade dele só para coletar uma coral que ele nem sabe se é falsa ou verdadeira... aliás, que ele nem sabe se é coral.

      Excluir
  87. Então a única diferença entre as duas cobras são que a cobre coral falsa tem a listra do meio branca, e a cobra coral verdadeira tem a listra do meio preta?

    ResponderExcluir
  88. Oi concordo com a diferenciação das cobras, mas nem por isso se deve sair matando todas as verdadeiras corais, todo ser vivo tem uma finalidade na natureza, toda vida deve ser respeitada.

    ResponderExcluir
  89. se vc encontrar uma cobra dessa na sua casa, vc deve matar sim...depois vc ve se é verdadeira ou falsa...

    ResponderExcluir
  90. se eu achar uma em casa,sem chance,mato msm...até alguém do zoonoses chegar a cobra vai fugir, pode ir pra casa de um vizinho e matar alguém...espero que entendam meu ponto de vista...antes uma cobra morta do que um ser humano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes tu e um monte de ignorantes mortos que o mundo apodrecendo de tanta destruição!!! Por isto que não tenho pena de gente, são um bando de destruidores. Tomara que morram de forma sofrida, doentes!!!

      Excluir
  91. Cobra tem que matar todas. Os amigos da natureza de fim de semana ficam doidos qnd alguém diz isso. Porem, prefiro proteger pessoas e não cobras. Eu queria ver se esses ambientalistas de fim de semana tivessem um filho ou alguém que ama picado. Será que eles fariam um carinho na cobra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tinha que matar você o praga!!!! Além de desinformado, acredito que não faria falta... Já a cobra faz!!!

      Excluir
  92. COBRA, SÓ GOSTO DA MINHA, ERETA E TRABALHANDO GOSTOSO.

    ResponderExcluir
  93. Interessante a repercussão desse assunto. Não obstante o fato em si de que existe muita dificuldade na identificação das corais, é de se admirar o comportamento de muitos frente situações de encontro com os animais. Creio ser cultural a atitude de matar a cobra como que se extinguisse o mal. As justificativas vão desde filhos pequenos à infelicidade das cores com o time rival. É por isso que sempre que me deparo com essa tragédia intelectual na internet, penso: MALDITA INCLUSÃO DIGITAL. Na pior das hipóteses, havendo invasão de casa por uma cobra, é melhor preservar a vida, seja humana e animal em geral. Que chame a polícia, o bombeiro. Eles "deveriam" saber como lidar com essa situação. Agora, na mata, penso que o ambiente das cobras é que está sendo invadido.

    ResponderExcluir
  94. pense bem quando vc matar uma cobra so por que ela tem a cor do flamengo ela e uma cobra ela nao sabe por que a cor dela e aquela por mais que ela seja venenosa nao mate as cobras por que elas tambem sao filhas de Deus espero que alguns de vcs entendao aqui fica meu recado

    ResponderExcluir
  95. Oi gente, acabei de ler todos os comentarios aqui postados e tb consultei vários sites e a conclusão que cheguei é que realmente pra nos leigos não dá para distinguirmos a verdadeira da falsa. Alguns dias atraz deparamos com uma cobra em nosso quintal. Ela estava toda encolhida dentro de um dos buracos de um tijolinho baiano. Meu marido quebrou o tijolo e por não termos preparo para capturar esses animais, e tb por receio, acabamos por matar a bichinha. Ficamos com muita dó, pois era um animal muito bonito, mas poderiamos ter corrido o risco de uma picada e aqui onde moramos a Santa Casa não tem muitos recursos. Portanto acho que nestes casos não devemos infelizmente nos arriscar.

    ResponderExcluir
  96. Oi a informação é ótima , mas uero saber se realmente é verdadeira , vc naum pode publicar uma coisa se n sabe se é verdade ou mentira . e aí alguém q é vetérinario ou entende disso pode me diser se essa informação é realmente verdadeira ? Agradeceria muito .

    ResponderExcluir
  97. valew. ajudo a saber qual é a cobra que tem aqui no meu quintal.

    pode cre que é a verdadeira

    ResponderExcluir
  98. Orientações, de acordo com a FUNED, Fundação Ezequiel Dias, de Belo Horizonte, entidade séria. Podem pesquisar o site deles!

    Resposta correta - 3 diferenciações básicas:

    Coral Verdadeira: Olhos pequenos, cabeça não definida, como segmento do corpo, e barriga colorida (ou seja, anéis coloridos em volta do corpo).

    Coral Falsa: Olhos grandes, cabeça destacada e barriga branca.

    Observações:

    Normalmente, elas não são agressivas.
    As cobras são úteis para o equilíbrio ambiental. É nosso dever, também, preservarmos os seus predadores, como gaviões, corujas, seriemas, gambás, etc, e tomarmos muito cuidado com locais propícios onde elas costumam se abrigar como, buracos, moitas, troncos, galhos...

    Abraços

    ResponderExcluir
  99. oi sou uma mulher,foi muito bom saber identificar a cobra falsa da verdadeira,pois dei-me de frente com uma falsa ontem,ela deu bote como qualquer outra querendo me picar,mais consegui pega-la com a ajuda de um rapaz e mandei ela divolta para o seu abitate.

    ResponderExcluir
  100. vc fez muito ben em nao matala,encontrei uma hoje eu estava com a minha namorada,e a primeira coisa que ela disse foi para eu matar ela mas eu disse a ela que somos nos que invadimos o espaço delas e nao elas o nosso,pois elas ja estavam aqui bem antes de chegarmos,mesmo assim se trata de uma falsa coral nao e venenosa.

    ResponderExcluir
  101. eu nao gosto de cobras

    ResponderExcluir
  102. tantos comentários ridículos dizendo q matam mesmo uma cobra. Esta é uma atitude irracional, digna de quem não cuida, não sabe e nem quer saber da preservação do meio ambiente. Estas pessoas não entendem a importância da preservação das cobras e qq ser vivo deste planeta que infelizmente abriga tbm o ser humano. Se não preservar o meio ambiente estaremos todos mortos. Parem de olhar para o proprio umbigo!

    ResponderExcluir
  103. Hi... trabalho feito valeu .. :D

    ResponderExcluir
  104. Obrigado pelas informações!!
    Hoje passou uma aqui em casa,e achei magnífica!!!
    Deu até para tirar uma foto, mas não me aproximei muito para não deixá-la estressada!!!
    Um Abraço e, mais uma vez, Obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  105. ooooooooooooooooooooooooooooiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  106. CORTEI UMA CORAL NO MEIO SERRA QUE ELA VAI SE REJENERAR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro q vai, daqui a pouco vc vai ter uma plantação; metade corais verdadeiras e metade falsa, entendeu?

      Excluir
    2. Cola com superbonder

      Excluir
  107. AQUI EM CASA SEMPRE APARECEM COBRAS TENHO MUITO MEDO O QUI DEVO FAZER GOSTARIA DE RESPOSTA

    ResponderExcluir
  108. o melhor jeito de identificar , e deixando ela morder vc ... se vc morrer ela é a verdadeira , e se vc não morrer ela é a falsa , ( o povo que gosta de complicar em ) twitter @tiagofl10

    ResponderExcluir
  109. a cobra falsa quando morre ela troca de cor

    ResponderExcluir
  110. se vc ver uma dessas na sua frente sera q vc vai conseguir distinguir se ela é falsa ou verdadeirakkkkkkkk!! ou vc vai sair correndo???

    ResponderExcluir
  111. Sou Biológa, e é verdade a regra das cores na maioria das vezes é de grande serventia para nós Biológos, e como também o formato da cabeça... o mais indicado é que as pessoas que não tem um grande conhecimento sobre esses tipos de anfibios que mantenham a distancia, pois as mesmas só atacam se sentirem-se intimidadas.
    EVITE ACIDENTES, PARA SUA SEGURANÇA MANTENHA-SE DISTANTE!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. francinara santos20 de maio de 2012 20:38

      concordo para evitar acidentes melhor manter a distancia e cuidarmos melhor da natureza respeitar os animais se não um diaa natureza ira se voltar contra a gente afinal ela jaesta se revoltando

      Excluir
    2. Se você é mesmo bióloga, eu sugiro que você retorne à universidade para refazer seu curso. Afinal, se referir a cobras como anfíbios foi de doer os bagos, hein?

      Excluir
  112. morro de medo de cobra!
    kkkk

    ResponderExcluir
  113. tem um jeito mais facil de vc ver se é verdadeira ou ñ se vc tiver na mata e ver uma dessas procure um pau grande e a vire de barriga pra cima se as mesmas cores que tiver em cima é verdadeira e se a barriga for branca é falsa. simples né!

    ResponderExcluir
  114. Todo mundo errou, a identificação da cobra coral verdadeira da fala está no cú delas, uma tem um cú avermelhado e a outra tem um cuzinho pretinho, verifiquem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. idiota q saber a diferença vira a tua mãe de cu pra cima e sabera viado

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  115. obrigado me ajudou muito

    ResponderExcluir
  116. Um aviso a todos.. na duvida nunca pegue uma coral porque você acha que ela é falsa, a coloração pode enganar, somente um especialista pode dizer se a coral é a venenosa ou a não venenosa... O veneno desta cobra é neurotóxico, que causa paralisia nos músculos, paralisando os pulmões e matando por asfixia, o veneno desta cobra espalha rapidamente no organismo e pode matar em pouco tempo, o bom é que depois de tomar o anti-veneno a pessoa se recupera mais rápido também, pode o veneno de víboras como a jararaca também destrói os tecidos e mesmo que tomem o anti-veneno a parte destruída não será recuperada totalmente, muitas vezes o membro precisa ser amputado ..

    ResponderExcluir
  117. O melhor método para identificar é dar pitelecos na cabeça da cobra até ela te picar aí você vai descobrir se é verdadeira ou não...

    ResponderExcluir
  118. nossa hachei muito emteresante mai pelo qeu eu sei e que as ferdadeiras comten dois bigodes de baicha dos olhos essas sao a ferdadeiras e as que nao sao nao conten bigodes de baicho dos olhos essas sim nao sao ferdadeiras

    ResponderExcluir
  119. gostei muito do seu blog,quero dizer que a coral falsa as listras não se encontram na barriga,ou seja elas tem a barriga branca,já a verdadeira as listra se encontram,e para quem não sabe são venenosíssimas´,e a coral verdadeira bota ovos,a falsa da cria assim como a sucuri e a cascavel,eu ja peguei uma falsa coral nas mãos.

    ResponderExcluir
  120. vi uma coral ontem..e eraverdadeira..vixxx

    ResponderExcluir
  121. Gente,ontem quando entrei em casa,cruzei o caminho de uma coral e logo chamei meu pai pra capturá-la e estou com ela dentro de uma garrafa tentando decidir junto ao meu irmão o que fazer com ela.Pensamos em criá-la mas,fiquei confusa ao tentar identificá-la e quando li o site,vi que era uma falsa mas,pelo que a bióloga falou,já não tenho tanta certeza e queria muito ficar com ela mas só se tiver a certeza de que é falsa é que vou cuidar dela.Como enfim,vou saber se é falsa ou verdadeira e o que devo dar para alimentá-la?
    Obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
  122. Gente, a principal característica que diferenciam uma serpente, no casa da coral falsa e verdadeira é a presença de presa inoculadora de veneno, uma vez que elas não possuem fosseta loreal, principal característica de serpentes peçonhentas na América do Sul. Hoje em dia é muito arriscado querer identifica-las contando anéis, tamanho ou coloração. As colorações podem variar de forte ou fraca dependendo de alguns biomas, principalmente se estiver com mais contato com sol. Acredito que o ideal é não arriscar na identificação

    ResponderExcluir
  123. Vendo Falsa Coral do México (com ou sem aquário) (margem sul do Tejo).

    Para mais informações contactar liliane.pina@gmail.com

    ResponderExcluir
  124. As informações encontradas em livros escolares, técnicos e dadas por órgãos públicos são errôneas e muitas foram tiradas de manuais de escoteiros e cia da Europa e EUA, não podendo ser aplicado para nossas cobras.
    Para as cobras brasileiras não amazônicas existem as seguintes regras para identificação de venenosas e não venenosas:
    Se não for coral ela deve conter fosseta lotreal. Se não tiver fosseta não é venenosa.
    Se for coral. para ser a venenosa/verdadeira ela deve apresentar as 3 seguintes características: ter os anéis completos, ou seja, fechando no abdome. Porém algumas falsas tem anéis completos. Deverá ter o corpo uniforme por ser fossorial, entretanto algumas falsas também são fossoriais e tem corpo uniforme. A última característica a ser verificada é a dentição. As corais verdadeiras possuem pequenos dentes inoculadores de veneno no fundo da boca.
    Dificilmente em um bote ela conseguirá inocular o veneno por ter esses dentes, por essa razão raramente ocorrem acidentes com corais. O que ocorre nso casos de mordida dessas cobras é que pessoas manipulam as cobras sem os devidos conhecimentos e cuidados. Como a pessoas que acreditam que passar as corais entre os dedos fará co que toquem violão melhor.

    Ah, sou estudante de biologia e tive aula sobre cobras com pessoas que estudam/trabalham com esses animais. Acredito que essas sejam as informações mais corretas sobre as nossas cobras. ;}

    ResponderExcluir
  125. Teve um cara que escreveu exato com Z véio '-'...
    Apareceu uma cobra listrada com cinza e preto mas a cabeça toda laranja.
    Qual espécie?
    Poderia me falar como prevenir essa cobras?

    ResponderExcluir
  126. Acabei de receber do instituto Butantan resposta identificando como verdadeira a imagem de uma coral que capturei em meu sítio. Trata-se de uma micrurus altirostris, cuja sequência de anéis é mermelho-preto-branco-preto-branco-preto-vermelho (tem várias imagens no google dessa espécie), portanto essa premissa sobre a sequência de cores dos anéis para identificar coral falsa ou verdadeira não procede.

    ResponderExcluir
  127. Olha pessoal, eu que tenho medo até de minhoca o melhor mesmo a fazer é correr.

    ResponderExcluir
  128. Ha uma outra maneira de se saber qual que é a cobra venenosa, se deixe picar, se ficar vivo,...é a falsa.kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  129. Matar cobras??? QUE ABSURDO!!
    Tem várias maneiras de vc nao ser atacado por uma delas,a primeira é NAO ENCOMODA-LAS

    ResponderExcluir
  130. Mi ajundou muito para o meu trabalho de ciencia a unica que eu encontrei mais facil.

    ResponderExcluir
  131. A leitora se confundiu ao dizer que cobra sem veneno é (Opistóglifas), seria cobra (Áglifa) = sem veneno. E os anéis de uma cobra coral verdadeira e falsa onde encontramos a diferença, a falsa coral os anéis não estão todo envoltos ao corpo, geralmente na parte ventral possui uma coloração branca. Trabalho em um instituto de meio ambiente e tenho contato com esses ofídios.

    ResponderExcluir
  132. A leitora se confundiu ao dizer que cobra sem veneno é (Opistóglifas), seria cobra (Áglifa) = sem veneno. E os anéis de uma cobra coral verdadeira e falsa onde encontramos a diferença, a falsa coral os anéis não estão todo envoltos ao corpo, geralmente na parte ventral possui uma coloração branca. Trabalho em um instituto de meio ambiente e tenho contato com esses ofídios.

    ResponderExcluir
  133. duas especies de cobra coral,temos uma diferenÇa. a coral verdadeira venenosa e a falsa sem veneno. a verdadeira tem cor vermelha escura com cor grafite e aneis
    branco-amarelada e a falsa tem cor vermelha clara com preto-carvao com branco.

    todas as cobras nao tem patas. e sem patas.

    ResponderExcluir
  134. Existem muitas espécies de corais verdadeiras, muito diferentes umas das outras: http://www.cobrasbrasileiras.com.br/elapidae.html

    ResponderExcluir
  135. Lembro de um versinho que minha mãe dizia quando eu era pequena: "Vermelho com amarelo perto, há veneno, fique esperto. Vermelho com preto do lado pode ficar sossegado." Nunca me esqueci, mesmo quando apareceram duas delas no sítio dos meus parentes. Pude identificar com facilidade.

    ResponderExcluir
  136. na verdade a forma correta de identificar a verdadeira eh pelo tamanho do rabo e do olho:rabo(parte pos cloaca)curto e olhos menores que a distancia entre o olho e a mandibula,verdadeira;rabo comprido e olhos maiores que a distancia entre o olho e a mandibula, mais ou menos duas vezes, falsa coral, isso eu aprendi na ufv numa aula com especialista em repteis

    ResponderExcluir
  137. Encontrei duas semana passada. Olhei a cabeça era redonda. Como eu não tinha acesso a internet não tive certeza de qual era. Eu iria soltar as duas mesmo mas se eu soubesse que era verdadeira tinha soltado mais longe. Agora to com medo...São Bento nos proteja!

    ResponderExcluir
  138. Recentemente eu encontrei uma coral pequena. As cores preta e vermelha se encontravam, a barriga era branca e os elos coloridos nao eram uniformes. Com base nessas informações eu a manipulei com as mãos e outras pessoas proximas a mim também. Depois que li algumas informações aqui percebi o perigo que corri. Os anéis coloridos não são referência para distingui-las. Acabei concluindo pelas fotos que era mesmo falsa pois a cabeça apresentava um certo "pescoço" alem de olhos grandes. Eh um lindo animal, mas a beleza que encanta pode ser a mesma que mata. Terei ainda mais cuidado na próxima vez. Essa em questão eu soltei numa área mais distante do acesso de pessoas, depois de ouvir por horas as lamentações da minha mulher. rs

    ResponderExcluir

Comententário consciente!
Só serão aprovados os comentários que passam pelos termos do Blog
Leia as regras!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

.